Pesquisar

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O inovador método R. I. C. do Centro Giusti pode vir para o Brasil

Bem amigos, após a vinda ao Brasil do Dr. Arcangelli, do Centro Giusti da Itália, revolucionário por usar um método de reabilitação responsável por fazer pessoas com lesão medular a voltar a andar, muitos são os esforços para trazer esse método para o Brasil.

Nasceu um Grupo no FaceBook chamado Anda Brasil (Cammina Brasile), com o intuito de reunir pessoas com lesão medular no Brasil que querem a vinda deste Centro, ou mesmo, o método de reabilitação para o nosso país. O movimento conta com o apoio de pessoas como a Camila Lima (lesada medular, vítima de bala perdida, personagem de várias reportagens no Brasil sobre Células-tronco e tratamentos inovadores em reabilitação), o Dr. Marco Aurélio Savespine (responsável pela primeira vinda do Dr. Arcangelli para o Brasil) e o Instituto Reabilitarte (Instituto de Pesquisa e Reabilitação do Sistema Neurolocomotor).

A diferença esta no tratamento dos pacientes, que é em pé. Isso mesmo! Vamos torcer que tenhamos esse tratamento no Brasil.

Sobre o Método RIC

O objetivo do tratamento da RIC é a obtenção de atos único motor do paciente que irá gradualmente tornar-se útil movimentos funcionais. Motoras variadas utilizações com a adaptação de métodos com o padrão motor central são estudados para atingir tais objetivos. Participação ativa dos Pacientes é fundamental para o progresso e, do ponto de vista psicológico.


O paciente precisa de todo coração o desejo de melhorar a sua situação clínica e funcional e com o esforço físico e psicológico grande tem de se tornar capaz de usar as reservas funcionais, que em circunstâncias normais não são usados, mas uma vez estimulados, por vezes, pode dar inesperado, resultados importantes.

O que torna o método RIC tão específico é a intensidade, continuidade e personalização do programa de reabilitação: daí a denominação de Reabilitação intensiva e contínua:

Intensiva: o programa de trabalho envolve o paciente eo terapeuta 4-6 horas pordia, de segunda a sexta-feira;

Contínuo: o tratamento de reabilitação tem uma duração imprevisível e vai continuar por um longo período de tempo (estamos falando de anos). Será condicionado pelos resultados e os metas programadas;

Personalizado: o programa de reabilitação, considerando o padrão clínico diferentepropostos para lesões da medula espinhal, é sempre numa base individual entre o paciente e o terapeuta (1-1, ou 1-2).

O que distingue este método de reabilitação, é uma forma activa e voluntária detratamento, aplicado sobre a parte acima da lesão, mas também na parte abaixo da lesão, utilizando-seas capacidades remanescentes, a inserção de novos sistemas funcionais e re-elaborar o motor padrão perdida através da compensação.

O método leva vantagem de estímulo intenso e forte motivação, o naturalreservas fisiológicas do corpo humano. O estímulo é produzido pelo modus R.I.C detratamento: alongamento, arthrous mobilização, exercícios (sempre ativo) eletro-estimulação, marcha etc treinamento ...

O paciente, que é estimulada durante todo, o que significa que em ambos os níveis acima e abaixoa lesão, tem que ser fortemente motivados. Ele não deve esperar muito respeito, mas como resultadosao mesmo tempo, deve evitar a sensação desmoralizado ou desmotivado.

A recuperação pode acontecer com o apoio de diferentes combinações, tais como:

- Reativação (recuperação e fortalecimento) diferentes grupos musculares acima da lesão eseus usos adaptados (que não costumam ser utilizadas desta maneira) a introdução de novas padrões motores;

- Ativando escalas novo motor abaixo da lesão das estruturas da medula espinhal;

- Eo uso de inúmeros recursos inexplorados do corpo humano.

O objetivo principal e final é a capacidade de andar e deve ser tão independente quanto possível a partir deaids e, portanto, o mais natural possível. Esta meta importante e ambicioso, que é semprecolocar toda para o paciente de uma forma realista, sem ilusões, serve também como intensiva estímulo psicológico para atingir as metas previamente combinado. Durante o curso uma série de outrasobjetivos serão atingidos - dentro de um tempo breve ou médio - como a recuperação muscular e fortalecimentoe a recuperação das funcionalidades diversas perdida - posição em pé estática e dinâmica,coordenação, equilíbrio, controlo das diferentes posições (em cadeira de rodas, em ortostáticaposição e durante o treino de marcha) etc ...

Patologias secundárias que podem ocorrer devido à imobilidade do paciente também será impedido, como ostheoporosis, portanto, redução de fraturas patológicas, hipertrofia (Reversível) do ventrículo esquerdo.

Do ponto de vista psicológico e sobre a integração na sociedade, otrabalho de reabilitação intensiva faz com que o paciente se sentir vivo e estimula a sua re-adaptaçãona sociedade: assim podemos dizer, que o trabalho sobre o corpo do paciente também estamos trabalhando ema psique e vice-versa.

A duração do tratamento de reabilitação, obviamente, não pode ser previamente determinada mais emcasos. O fator tempo será condicionada por aquilo que já foi obtido e também pela resultados funcionais e objetivos desejados.

Geralmente, aconselhamos os pacientes, que desejam iniciar um programa de reabilitação motora RIC, para antecipar uma duração mínima de 3 - 4 anos (no Centro e em casa) e depois paracontinuar com um programa adequado com base nos resultados já obtidos.

Os resultados são condicionados pela gravidade da lesão real, a vontade do paciente, e pelo quantidade de tempo que passou entre o momento da lesão eo início daterapia.

A sessão de reabilitação RIC geralmente consideram três partes, todas realizadas no mesmo dia (Cada método terá um método personalizado e duração):

• Osteoarthrous kinesi-terapia: alongamento e mobilização arthrous;

• Motor de Reabilitação: exercícios ativos;

• Física kinesi-terapia: massagem, massagem-electro, eletroterapia, magneto-terapia.

Exercícios específicos R.I.C:

Antes de discutir os exercícios temos que lembrar que as lesões da medula espinhal são conectados -além da perda da motilidade e etc sensibilidade, à perda parcial ou completa do motorpadrões e, portanto, a uma alteração da percepção do próprio corpo, em termos de espaço e tempo.

Em condições normais, a construção do padrão motor ocorre graças à aferente sensorial insumos relacionados ao tempo e à dinâmica do espaço.

Nestas patologias, como esse feedback é perdido, somos obrigados a recriar os padrões motores usando uma contínua e forte métodos físicos, verbais ou visuais que estimulam a resposta. O paciente tem que aprender a ouvir e sentir o seu próprio corpo para recriar a ausência temporária percepções, com o trabalho intensivo de reabilitação. A re-programação será sempre começam com um meta a alcançar, juntamente com estratégias e métodos para obter tais resultados. Uma vez que a resposta demora colocar o projeto mais adequado é o adotado.

O paciente tem de ser continuamente motivado e estar mentalmente preparado para receber todos osproposta de estímulo. Portanto, os exercícios do método são sempre apenas ativa.

Em uma pesquisa esportiva em Harward University, Dr. H. Jardineiro demonstrado que o cérebrocentros que são ativados para se preparar para correr em uma corrida são os mesmos centros ativados simplesmenteimagine correr em uma corrida. Isto demonstra a importância da saúde mental do pacienteparticipação.

Os exercícios brotam de uma observação global e conseqüentes das principais funções realizadas por um indivíduo saudável durante a passagem da posição deitada, para o assentado eposição em pé, e depois retornando à posição inicial. Esta função é dividida emseguintes movimentos: a sentar-se a partir da posição supina, em repouso e depois para a dinâmica posição de pé (deambulating) voltando depois à posição inicial; cada movimentoé analiticamente dividido em vários exercícios, que foram organizadas em regiões musculare espalhar-se em diferentes programas de trabalho diário.

• A primeira fase: o objectivo é o desempenho do motor, que é programado para cada exercício realizadas.

• Na segunda fase, o programa de reabilitação alterações funcionais, reunindo diferentes exercícios propostos, que, como explicado anteriormente, vem de uma análisedesmontagem de um movimento principal.

• Durante o autonomismo terceira fase das atividades funcionais recuperado.

A passagem de uma fase para outra não tem nenhum fator tempo determinado devido aos numerososvariedades de circunstâncias individuais, a posição da lesão, da personalidade e do pacientemotivação.

As fases podem ser consideradas hipotética, dado que, por vezes, uma durante a reabilitação fase podem se sobrepor outro.

Através destas observações aprox. 150 exercícios foram criados, onde cada exercíciopode:

• ser configurado em diferentes posições (decúbito dorsal ou ventral posição deitada, sentada ou de péetc);

• ser realizado para a recuperação, o fortalecimento muscular, a coordenação, o equilíbrio e o alcance de mais de um golo, ao mesmo tempo;

• permitir a possibilidade de numerosas variantes, que representam as possibilidades oferecidas para opaciente para realizar um determinado exercício, relacionado com o nível de desempenho de cada indivíduo eas metas prefixadas.

Para a construção e set-up dos exercícios o seguinte material é necessário:

• cama R.I.C;

• Low boots (perna aids) e / ou fortalecidos Codivilla nascentes;

• Belt, pega pulso, manoplas com ganchos, suportes de tornozelo e auxiliares de relativa proteção. etc

• Posicionamento e almofadas almofadas Anti-decúbito;

• Equilibrar os pólos e os pesos de várias dimensões.

Transplante autólogo de olfativas Mucosa (OMA) doentes operados

R.I.C. tratamento de reabilitação é também para pacientes com lesão medular que se submeteramdiferentes tipos de transplantes de células-tronco (Portugal, China, Alemanha, Índia).

Centro Giusti vem realizando o R.I.C. de reabilitação desde 2003, tanto em italiano epacientes no exterior ", os quais foram submetidos a transplante de OMA.

A cirurgia é realizada em Lisboa (Hospital Egas Moniz) pela equipe do Dr. Carlos Lima (Prof.J. P. Vital, Dr. P. Escada).

Até julho de 2009, existem 13 indivíduos que foram submetidos a italiana OMA e R.I.C. (11 tetraplégicos e 2 paraplégicos) e alguns pacientes de outros países também.

Nenhum comentário: