Pesquisar

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Entenda um pouco sobre Rizotomia Posterior Seletiva


Segundo a Revista Brasileira de Ortopedia, RBO, a Rizotomia Posterior Seletiva é uma técnica neurocirúrgica em que se produz a secção (corte) seletiva da raiz nervosa posterior da coluna lombossacral, segundo o estudo, devido ao fato de não seccionar toda a raiz nervosa, as sensações táteis e proprioceptivas seriam mantidas intactas.

O estudo teve como foco crianças com quadriplegia espástica, e concluiu, que estas são muito difíceis para tratar porque apresentam várias mudanças durante seu desenvolvimento, assim como sua espasticidade, seu equilíbrio e algumas alterações mentais.
 
Observe-se que o resultado é muito subjetivo, já que não confirma se a melhora ocorreu pela rizotomia ou devida à intensa fisioterapia após a cirurgia. O importante ponto é que o paciente necessita ter idade suficiente para ajudar com a fisioterapia.
Por fim, "não é nossa ideia contra-indicar a rizotomia na quadriplegia espástica, mas, devido a todas essas variações, sua indicação tem que ser decidida com muito cuidado", concluiu o estudo.

Nenhum comentário: